Jorge Ben Jor, Marcelo D2, Mart’nália, Xande de Pilares, Blitz e Toquinho estão entre as atrações. Programação inclui tributo ao baixista niteroiense Arthur Maia

JorgeBen1 Niterói 446 anos: confira a programação cultural gratuita de aniversário da cidade
Jorge Ben Jor agita a Praia de São Francisco
Niterói completa 446 anos no dia 22 de novembro, e a Prefeitura preparou uma intensa agenda cultural para celebrar a data, com festivais de música, dança, literatura e shows com nomes consagrados como Jorge Ben Jor, Marcelo D2, Mart’nália, Xande de Pilares, além de um grande tributo ao baixista Arthur Maia. Todas as atrações serão gratuitas.

“Nossa cidade completa 446 anos olhando para o futuro. Estamos investindo em infraestrutura, segurança, saúde e educação. E apostamos na cultura como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do município. Adotamos uma política pautada no fomento às artes, na reabertura e criação de espaços públicos e na ampliação do acesso à cultura. A cultura é fundamental para a autoestima de Niterói, mas também para a redução das desigualdades e para a prevenção à violência. Uma programação cultural intensa de aniversário faz parte desse olhar diferenciado”, afirma o prefeito Rodrigo Neves.


Toquinho2B 2BFoto2B02 Niterói 446 anos: confira a programação cultural gratuita de aniversário da cidade
Toquinho é uma das atrações do domingo, dia 17
Neste sábado, dia 16, a Praia de Piratininga vai receber os shows do grupo Oriente e do rapper Marcelo D2, além de performance do DJ Hey Joe. Ainda neste dia, um palco montado no Horto do Fonseca terá como atrações Jansen Carvalho e o sambista Xande de Pilares.
 
Mart2527n25C325A1lia2B 2BFoto2B01 Niterói 446 anos: confira a programação cultural gratuita de aniversário da cidade
Adicionar legenda
No domingo 17, a partir das 17h, estão programados três shows musicais. Abrindo a tarde-noite, os artistas niteroienses Dalto, Biafra e Marcos Sabino apresentam o show Três Amigos. Em seguida, sobe ao palco o MC Leozinho, e para fechar a programação, o cantor e guitarrista Claudio Zoli leva ao público uma apresentação com muito soul, funk, reggae, pop e smooth jazz.

De 21 a 24 de novembro, “I Salão do Leitor – Niterói Cult” vai ocupar o Solar do Jambeiro, com diversas atividades literárias, durante todo o dia. Neste evento, o protagonista da festa é o público leitor.

No dia 20, Mart’nália comanda a já tradicional festa Viva Zumbi na Praça da Cantareira. O show terá a participação especialíssima da Velha Guarda da Mangueira.

A partir do dia 22 – data oficial do aniversário de Niterói – diversas atrações vão tomar conta da Praia de São Francisco. A noite do feriado da cidade será de muita dança e terá como atração principal a Companhia de Ballet da Niterói, com o festival MovimentAções, na Praia de São Francisco. 

Xande2Bde2BPilares2B20192Bfoto2BWashington2BPossato0178 Niterói 446 anos: confira a programação cultural gratuita de aniversário da cidade
Já no dia 23, haverá um grande show de Jorge Ben Jor, que promete colocar todo mundo para dançar com seu inconfundível suingue musical. No local, será montado também um telão para a transmissão da final da Copa Libertadores da América.
A programação artística vai até o dia 24 de novembro, quando será feita uma grande homenagem ao baixista Arthur Maia, um dos maiores instrumentistas brasileiros e que tocou com ícones da música nacional e foi secretário de cultura de Niterói. Dentre os nomes confirmados para participar do show está Gilberto Gil.

Para o coordenador de Gestão de Eventos de Niterói, André Felipe Gagliano, a programação reflete a diversidade cultural do município.

“Niterói tem uma cena cultural e musical muito forte e abrangente. Ela vai desde o samba de raiz ao rock. Portanto, a programação que idealizamos está em pleno acordo com o público niteroiense. Temos certeza de que será um sucesso como ocorreu nos anos anteriores. Ainda mais com uma linda homenagem ao nosso querido Arthur Maia, que nos deixou tão precocemente”, diz.


Foto Gilberto Gil Niterói 446 anos: confira a programação cultural gratuita de aniversário da cidade
Para anotar na agenda
Confira a programação completa do aniversário da cidade

Dia 16/11 
DJ e shows de Oriente e Marcelo D2
Início do evento: a partir das 17h
Local: Praia de Piratininga – Praça Luiz Gomes da Silva (em frente ao antigo toboágua)
Xande de Pilares e Jansen Carvalho
Horário: a partir das 17h
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boa Ventura, 770 – Fonseca – Niterói
Dias 16 e 17/11
Esperienza! Degust’Italia
Dia 16, sábado, das 16h às 22h: DJ Fábio Romano, Samba dos Migrantes, Viva Napoli, Bella Godiva, Blood Mary
Dia 17 de novembro, domingo, das 16h às 21h: DJ Fábio Romano, Viva Napoli, Banda Go Black, Banda Nyckty All Star, Toquinho
Local: Reserva Cultural
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 880 – Centro – Niterói
Dia 17/11
Os três amigos (Dalto, Biafra e Marcos Sabino)
Horário: 17h
Local: Praia de Piratininga ­- Praça Luiz Gomes da Silva (em frente ao antigo toboágua)
Mc Leozinho e Claudio Zoli
Horário: a partir das 18h30
Local: Praia de Piratininga 
Dia 20/11 
Mart’nália, com participação da Velha Guarda da escola de samba Estação Primeira da Mangueira
Horário: a partir das 17h
Local: Praça da Cantareira – São Domingos
Dia 22/11
Companhia de Ballet da Cidade de Niterói – com o espetáculo Modo Sleep e mostra de dança MovimentAções
Local: Praia de São Francisco
Horário: a partir das 19h

Dia 23/11
Jorge Ben Jor
Abertura às 19h
Local: Praia de São Francisco
Dia 24/11
Tributo a Arthur Maia, com nomes como Gilberto Gil
Horário: das 20h às 22h
Local: Praia de São Francisco
Tagged: , ,