Mostra de cinema totalmente on-line e gratuita acontece de 11 a 29 de março

Por Verônica Martins de Oliveira

O premiado documentario Os ultimos dias estara disponivel na Mostra foto divulgacao Filmes dos países de língua portuguesa na programação do FESTin ON Niterói
O premiado documentário Os últimos dias estará disponível na Mostra – foto divulgação

A produção audiovisual de oito países que tem o português como língua oficial estará disponível no FESTin ON Niterói, evento on-line e gratuito, que acontece de 11 a 29 de março, na plataforma streaming www.festinon.com. Esta mostra inédita, realizada pela Casa da Gente Produções em parceria com o FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, tem como objetivo estabelecer um intercâmbio – através do Cinema – entre realizadores de países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A programação irá reunir 14 curtas-metragens e 4 longas-metragens, além de promover debates on-line reunindo realizadores de Niterói e de diversos países. 

Para a diretora artística do FESTin, Adriana Niemeyer, o atrativo do FESTin está justamente na oportunidade de promover o intercâmbio entre sotaques e culturas reunidos nas mostras que circulam por todos os países participantes. No caso de Niterói, ela reflete que os niteroienses vão ter a oportunidade de “enxergar uma outra África”.  

Evento inédito em Niterói

Ethel Oliveira
Ethel Oliveira, diretora – foto divulgação

“O cinema realmente mostra o que tem da cultura das pessoas e reúne muitas informações sobre o teatro, a cultura e o modo de vida. E isso é o que há de mais importante nessas itinerâncias”, reflete. Como o evento é inédito em Niterói, Adriana conta que a ideia foi fazer uma abordagem geral dos filmes que representam os países que integram a comunidade da língua portuguesa. 

Niterói, que abriga uma das mais importantes faculdades de cinema do Brasil e, desde 2018 vem se destacando no estado do Rio como a “cidade do Audiovisual”, recebe, pela primeira vez, a mostra. Na programação, o público poderá conferir filmes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. 

Rosa Miranda Diretora Filmes dos países de língua portuguesa na programação do FESTin ON Niterói
Rosa Miranda, Diretora

Entre os realizadores niteroienses que marcarão presença na mostra estão Ivan de Angelis, com o curta “Abismo”; Marina Pessanha, que dirige o documentário “Tokio Mao”; Rosa Miranda, com o curta “Privilégios”, e Éthel Oliveira, com o curta “Arremate”. Além de exibirem seus filmes, eles irão participar do “Conexões FESTin On Niterói”, que são rodas de debate promovidas pelo evento.

Ivan de Angelis Diretor Filmes dos países de língua portuguesa na programação do FESTin ON Niterói
Ivan de Angelis, Diretor

“Para nós, é uma alegria imensa poder fomentar este diálogo entre as produções audiovisuais dos países de língua portuguesa e da nossa cidade. Com essa mostra, o público brasileiro, em especial o do estado do RJ, terá acesso a obras cinematográficas nunca ou raramente exibidas no Brasil, que retratam toda a diversidade e riqueza cultural dos países de língua portuguesa, com especial destaque para a produção dos países africanos. Paralelamente, o público dos demais países da CPLP poderá assistir aos filmes dos realizadores de Niterói, apostando também em talentos e empresas locais”, afirma Luana Dias, que assina Direção Geral do FESTin On Niterói.

Acessibilidade

Outro diferencial da programação é a acessibilidade: três filmes da programação irão contar com versões com recursos de acessibilidade comunicacional (Janela de Libras ou LSE – legendagem para surdos e ensurdecidos).    

O evento conta com o apoio do Governo Federal do Brasil, Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc. Assim como o FESTin, a Associação Cultura e Cidadania de Língua Portuguesa (ASCULP) e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) também complementam essa parceria. 

Destaques da programação

Os Últimos Dias

Premiado como Melhor Documentário, no 11º FESTin Lisboa – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em 2020, o filme português “Os Últimos Dias”, dirigido por Cristina Ferreira Gomes, é um dos grandes destaques da programação. 

A partir de um olhar íntimo para a atividade de jornalistas independentes e para a vida das famílias que habitam um prédio de ocupação, o documentário descobre o drama diário, crescente e intenso sentido na sociedade brasileira durante os derradeiros dias da campanha para as eleições presidenciais brasileiras de 2018.

Os dois irmãos

Filme Os Dois Irmaos producao de Cao Verde e Portugal e um dos destaques da programacao foto divulgacao 1 Filmes dos países de língua portuguesa na programação do FESTin ON Niterói
Filme Os Dois Irmãos, produção de Cao Verde e Portugal, é um dos destaques da programação – foto divulgação

A ficção de Cabo Verde e Portugal “Os Dois Irmãos”, dirigida por Francisco Manso, é outro destaque da programação. A trama se desenrola em torno de André, emigrante em Lisboa, que após receber uma carta do pai, vê-se obrigado a regressar a Cabo Verde para limpar a honra da família. Ali, encontra-se dividido entre a pressão do pai e da aldeia, e a amizade e ternura que sente pelo irmão, João.

Tokio Mao – O último Kamikaze

Tokio Mao Foto divulgacao Filmes dos países de língua portuguesa na programação do FESTin ON Niterói
Tokio Mao – Foto divulgação

Entre a seleção de filmes comandados por realizadores niteroienses a serem exibidos destacam-se o premiado “Tokio Mao – O último Kamikaze” (Marina Pessanha), considerado o melhor filme no Festival Cine Esporte 2019. Ele conta como Tokio Mao, de 91 anos, sobreviveu aos horrores da Segunda Guerra e veio parar no Brasil como engenheiro químico, de onde nunca mais saiu, tornando-se professor de Karatê em Niterói. 

Marina Pessanha Diretora Filmes dos países de língua portuguesa na programação do FESTin ON Niterói
Marina Pessanha, Diretora

Abismo

Outra obra premiada dessa mostra é o curta “Abismo” (Ivan de Angelis), que faturou os prêmios de Melhor Curta Nacional pelo Júri Especializado, Melhor Ator e Melhor Som, pelo Cine PE 2018, e Melhor Curta Nacional Independente pelo Júri Oficial (17ª MAUAL 2018), além de Melhor Curta (Curtas em 20, 2018).

FESTin ON Niterói

Quando?

11 a 29 de março de 2021

Onde?

Exibição online e gratuita pela plataforma streaming https://festinon.com

Como assistir?

Basta fazer o cadastro no link para ter acesso aos 14 curtas-metragens e 4 longas-metragens de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Alguns filmes contam com recursos de acessibilidade comunicacional: tradução em LIBRAS ou LSE (Legendagem para Surdos e Ensurdecidos). 
Além dos filmes, vão ocorrer três debates online entre os realizadores dentro da mostra.