Filmes dos países de língua portuguesa na programação do FESTin ON Niterói
Mostra de cinema totalmente on-line e gratuita acontece de 11 a 29 de março
Por Verônica Martins de Oliveira

A produção audiovisual de oito países que tem o português como língua oficial estará disponível no FESTin ON Niterói, evento on-line e gratuito, que acontece de 11 a 29 de março, na plataforma streaming www.festinon.com. Esta mostra inédita, realizada pela Casa da Gente Produções em parceria com o FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, tem como objetivo estabelecer um intercâmbio – através do Cinema – entre realizadores de países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A programação irá reunir 14 curtas-metragens e 4 longas-metragens, além de promover debates on-line reunindo realizadores de Niterói e de diversos países.
Para a diretora artística do FESTin, Adriana Niemeyer, o atrativo do FESTin está justamente na oportunidade de promover o intercâmbio entre sotaques e culturas reunidos nas mostras que circulam por todos os países participantes. No caso de Niterói, ela reflete que os niteroienses vão ter a oportunidade de “enxergar uma outra África”.
Evento inédito em Niterói

“O cinema realmente mostra o que tem da cultura das pessoas e reúne muitas informações sobre o teatro, a cultura e o modo de vida. E isso é o que há de mais importante nessas itinerâncias”, reflete. Como o evento é inédito em Niterói, Adriana conta que a ideia foi fazer uma abordagem geral dos filmes que representam os países que integram a comunidade da língua portuguesa.
Niterói, que abriga uma das mais importantes faculdades de cinema do Brasil e, desde 2018 vem se destacando no estado do Rio como a “cidade do Audiovisual”, recebe, pela primeira vez, a mostra. Na programação, o público poderá conferir filmes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Entre os realizadores niteroienses que marcarão presença na mostra estão Ivan de Angelis, com o curta “Abismo”; Marina Pessanha, que dirige o documentário “Tokio Mao”; Rosa Miranda, com o curta “Privilégios”, e Éthel Oliveira, com o curta “Arremate”. Além de exibirem seus filmes, eles irão participar do “Conexões FESTin On Niterói”, que são rodas de debate promovidas pelo evento.

“Para nós, é uma alegria imensa poder fomentar este diálogo entre as produções audiovisuais dos países de língua portuguesa e da nossa cidade. Com essa mostra, o público brasileiro, em especial o do estado do RJ, terá acesso a obras cinematográficas nunca ou raramente exibidas no Brasil, que retratam toda a diversidade e riqueza cultural dos países de língua portuguesa, com especial destaque para a produção dos países africanos. Paralelamente, o público dos demais países da CPLP poderá assistir aos filmes dos realizadores de Niterói, apostando também em talentos e empresas locais”, afirma Luana Dias, que assina Direção Geral do FESTin On Niterói.
Acessibilidade
Outro diferencial da programação é a acessibilidade: três filmes da programação irão contar com versões com recursos de acessibilidade comunicacional (Janela de Libras ou LSE – legendagem para surdos e ensurdecidos).
O evento conta com o apoio do Governo Federal do Brasil, Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc. Assim como o FESTin, a Associação Cultura e Cidadania de Língua Portuguesa (ASCULP) e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) também complementam essa parceria.
Destaques da programação
Os Últimos Dias
Premiado como Melhor Documentário, no 11º FESTin Lisboa – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em 2020, o filme português “Os Últimos Dias”, dirigido por Cristina Ferreira Gomes, é um dos grandes destaques da programação.
A partir de um olhar íntimo para a atividade de jornalistas independentes e para a vida das famílias que habitam um prédio de ocupação, o documentário descobre o drama diário, crescente e intenso sentido na sociedade brasileira durante os derradeiros dias da campanha para as eleições presidenciais brasileiras de 2018.
Os dois irmãos

A ficção de Cabo Verde e Portugal “Os Dois Irmãos”, dirigida por Francisco Manso, é outro destaque da programação. A trama se desenrola em torno de André, emigrante em Lisboa, que após receber uma carta do pai, vê-se obrigado a regressar a Cabo Verde para limpar a honra da família. Ali, encontra-se dividido entre a pressão do pai e da aldeia, e a amizade e ternura que sente pelo irmão, João.
Tokio Mao – O último Kamikaze

Entre a seleção de filmes comandados por realizadores niteroienses a serem exibidos destacam-se o premiado “Tokio Mao – O último Kamikaze” (Marina Pessanha), considerado o melhor filme no Festival Cine Esporte 2019. Ele conta como Tokio Mao, de 91 anos, sobreviveu aos horrores da Segunda Guerra e veio parar no Brasil como engenheiro químico, de onde nunca mais saiu, tornando-se professor de Karatê em Niterói.

Abismo
Outra obra premiada dessa mostra é o curta “Abismo” (Ivan de Angelis), que faturou os prêmios de Melhor Curta Nacional pelo Júri Especializado, Melhor Ator e Melhor Som, pelo Cine PE 2018, e Melhor Curta Nacional Independente pelo Júri Oficial (17ª MAUAL 2018), além de Melhor Curta (Curtas em 20, 2018).
FESTin ON Niterói
Quando?
11 a 29 de março de 2021
Onde?
Exibição online e gratuita pela plataforma streaming https://festinon.com
Como assistir?
Basta fazer o cadastro no link para ter acesso aos 14 curtas-metragens e 4 longas-metragens de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Alguns filmes contam com recursos de acessibilidade comunicacional: tradução em LIBRAS ou LSE (Legendagem para Surdos e Ensurdecidos).
Além dos filmes, vão ocorrer três debates online entre os realizadores dentro da mostra.