A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo começou a entregar, nesta segunda-feira (08), as vacinas CoronaVac que vão imunizar com a segunda dose os profissionais da saúde da linha de frente nos hospitais públicos e particulares da cidade. Até a próxima quinta-feira, a segunda dose desse público-alvo estará distribuída.

A cidade continua aguardando novas remessas da vacina para voltar a vacinar profissionais de saúde que não fazem parte da rede municipal e idosos com mais de 90 anos. A previsão da chegada de novas vacinas era para esta terça-feira (09), mas o Governo do Estado cancelou a distribuição.

A Prefeitura de São Gonçalo realizou mudanças no Plano de Ação Municipal para garantir que a população do município seja vacinada, além de evitar filas nos próximos dias de vacinação.

Comprovação

Os trabalhadores da área de saúde terão que comprovar vínculo com trabalho no município ou comprovante de residência.  Nesta segunda-feira (08), o município seguiu vacinando profissionais de saúde somente da rede pública municipal em seus locais de trabalho. Foram mais 574 vacinas aplicadas. Ao todo, São Gonçalo já vacinou 23.434 pessoas, sendo 21.560 trabalhadores da saúde, 437 idosos com mais de 90 anos, 1.370 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis) e 67 pessoas de residências terapêuticas.


Todos os profissionais da saúde serão contemplados com a vacinação. Entretanto, a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme a disponibilidade de vacinas. Desde o início da campanha de vacinação contra covid-19, o município de São Gonçalo vem cumprindo o que determina o Ministério da Saúde, tanto na utilização e reserva das vacinas quanto no atendimento aos grupos prioritários.