Aliança Francesa e Instituto Cultural Germânico realizam exposição das melhores obras de 12 artistas 
artista2BFernando2BV2Bda2BSilva2B 2BBrincando2Bde2Bbumba Niterói recebe mais uma edição do Salão de Artes Visuais
O artista veterano Fernando V da Silva é um dos selecionados
O Centro de Cultura França-Alemanha (CCFA)  promove o 5º Salão de Artes Visuais de Niterói. A mostra reúne obras de 12 artistas nacionais, com a proposta de incentivar novos talentos na cidade. Com entrada gratuita, as peças podem ser vistas de 7 de abril a 13 de maio nas duas instituições, ambas em Icaraí.
Criado pela Aliança Francesa de Niterói e o ICG em 2006, o CCFA tem por objetivo estreitar os laços entre esses países e a população niteroiense. “Os trabalhos que serão expostos são expressivos e ainda teremos a oportunidade de receber artistas de várias partes do Brasil. Ou seja, um momento da celebração da cultura na cidade”, diz a diretora da Aliança Francesa de Niterói, Peggy Giordano.
A exposição estimula a produção artística e vai apresentar pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e esculturas. “Participar de um Salão como o nosso é de grande importância para a carreira do artista, principalmente para os que estão iniciando. Aqui eles têm a oportunidade de expor seus trabalhos e se tornarem conhecidos no meio artístico nacional”, reforça o diretor da ICG, Ricardo Freitas.
Entre os artistas selecionados está Fernando V da Silva, de 79 anos. Ele recebeu o Prêmio Funarte no II Salão de Artes Plásticas da Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1977. E suas pinturas já foram expostas na França, Holanda, Argélia, Portugal e Estados Unidos.
 Os visitantes poderão conhecer também os desenhos de Mariana Rocha. Formada em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a niteroiense já viu seus trabalhos percorrerem mostras por Curitiba, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Recife e Salvador. Outro artista da cidade é Adilson d´Ávilla, que atua na coordenação de montagem das exposições da Galeria de Arte UFF. Ele vai apresentar instalações sobre a ação do tempo na matéria e na memória.
artista2BGraci2BKaley2B 2Bobra1 Niterói recebe mais uma edição do Salão de Artes Visuais
Reprodução da obra de Graci Kaley 
Os trabalhos do artista visual Élcio Miazaki também estarão presentes na exposição.  Formado pela Universidade de São Paulo (USP), o fotografo trará imagens antigas restauradas com o intuito de preservar e valorizar as recordações. Já o paulista Wellington de Barros Pessoa, conhecido WBP, vai apresentar suas pinturas, que têm a cultura punk como referência.  E a carioca Graci Kaley mostrará desenhos em aquarela, nanquim e grafite, que prestigiam a tradição indígena brasileira.
Estarão presentes ainda peças dos artistas: Felipe Barros (RJ); Samy Sfoggia (RS); Iriê Salomão (MG); Fernando Correia (SP), Rodrigo Sávio (MT) e Thaieny Dias (RJ). Os dois vencedores do 5º Salão de Artes Visuais de Niterói ganharão exposições individuais em 2018. Um vai expor na Aliança Francesa e outro no Instituto Cultural Germânico.
O 5° Salão de Artes Visuais de Niterói pode ser visitado de 7 de abril a 13 de maio nas duas instituições. Na Aliança Francesa, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h30 e sábado, das 9h às 12h (Rua Lopes Trovão, 52 – Icaraí / 2610-3966).
No Instituto Cultural Germânico, de segunda a sexta-feira, das 15h às 20h. (Av. Sete de Setembro, 131 – Icaraí / 2714-0879).