Amanhã: Túnel Charitas-Cafubá será aberto ao tráfego de veículos
Uma das obras mais esperadas da Região Oceânica de Niterói será entregue
à população neste sábado
(fotos divulgação/Alexandre Vieira)
A Prefeitura de Niterói abrirá amanhã (sábado, dia 06 de maio), o túnel Charitas-Cafubá. A solenidade de abertura será às 10 horas, no Cafubá. A partir das 13h, as galerias estarão abertas ao tráfego de veículos. A nova ligação entre a Zona Sul e a Região Oceânica era esperada há mais de 70 anos pelos niteroienses. São duas galerias (uma em cada sentido), cada uma com 1.350 metros de extensão e três pistas (duas para carros, uma para ônibus do sistema BHS), além de uma ciclovia. Diferentemente do que estava previsto em projetos de gestões anteriores, não haverá cobrança de pedágio.
A obra, que se destaca por sua importância para a mobilidade urbana de Niterói, é referência em sustentabilidade e segurança para os usuários. O Centro de Controle Operacional (CCO) utilizará um sistema inteligente de monitoramento com equipamentos que vão informar, em tempo real, tudo que acontece nas galerias, permitindo o rápido acionamento de órgãos de socorro e segurança em caso de necessidade.
Amanhã: Túnel Charitas-Cafubá será aberto ao tráfego de veículos
túnel conta com 1.100 lâmpadas de LED e sistema de exaustão com 16 ventiladores, além de 40 câmeras, seis painéis de mensagens, 80 interfones de emergência e 200 sinalizadores de evacuação de área. O moderno sistema de sonorização para emergências conta com 252 megafones, sendo 120 em cada galeria e mais quatro em cada porta de saída de emergência, com seis conjuntos de amplificadores.
As galerias do túnel homenageiam duas personalidades de Niterói. O jornalista e escritor Luís Antônio Pimentel da nome à passagem Cafubá-Charitas, e o ex-prefeito João Sampaio batiza o trajeto Charitas-Cafubá.