Lesnit logo LESNIT promove festa no dia 9 de julho para sua apresentação aos sambistas
A nova Liga das Escolas de Samba de Niterói (LESNIT) promove no dia 9 de julho, na quadra do GRES Unidos da Região Oceânica, em Várzea das Moças, uma grande festa para apresentação da Liga a convidados, imprensa, autoridades, sambistas, componentes e comunidades das agremiações filiadas. 
Segundo o Diretor de Eventos da LESNIT, Willian Neves, a festa está sendo preparada com carinho pelos dirigentes das 21 escolas de samba filiadas para os sambistas de Niterói conhecerem as propostas da nova Liga. “Nosso principal objetivo e mostrar aos sambistas, componentes das escolas e suas comunidades que a LESNIT quer ser a responsável pelo crescimento dos desfiles oficiais de Niterói. Acreditamos no potencial das nossas escolas e da cidade em promover desfiles mais atrativos que possibilitem maior visibilidade do Carnaval de Niterói no cenário cultural e turístico do país. Esse é o carnaval que queremos”, informou Willian.
Além de uma saborosa feijoada e uma roda de samba formada pelos melhores músicos da cidade, o evento contará com a participação das diretorias, intérpretes, rainhas, musas e passistas das agremiações filiadas, ao ritmo de uma bateria formada pelos Mestres das Escolas da LESNIT.  Para o Diretor de Marketing, Cidiclei Costa, a LESNIT está preparando uma festa grandiosa, de confraternização, com harmonia e muito samba. “Queremos que nessa festa os sambistas niteroienses sejam contagiados pela emoção. Que se juntem a nós nesse novo momento do carnaval de Niterói. Temos uma vontade imensa de que nosso carnaval cresça, seja reconhecido novamente como o 2º melhor do país. Faremos de tudo para isso se concretizar”, disse Cidclei.
Fundada em 20 de março de 2017 por 21, das 29 escolas de samba que participam dos desfiles oficiais do Carnaval de Niterói, a LESNIT (Liga das Escolas de Samba de Niterói), tem como objetivo principal contribuir para o crescimento dos desfiles oficiais da cidade, representando, de fato, as Escolas de Samba, inclusive com amparo jurídico e contábil.
A dissidência se deu em função da grande insatisfação com os rumos que o carnaval da cidade seguia e que se tornou irreversível após o último desfile. A criação de uma nova liga foi a saída para evitar que algumas tradicionais escolas de samba da cidade enrolassem suas bandeiras.
Problemas com cronometragem dos desfiles, equívocos nas divisões de grupos, falta de transparência dos critérios de avaliação, ausência de publicidade e marketing do carnaval são alguns dos fatores apontados pelos presidentes das escolas. “É até complicado avaliar um carnaval onde existe interferência no resultado. E não falo somente pelo carnaval de 2017. Isso vem de muito tempo, mas ficou latente neste ano, gerando toda essa insatisfação”, declarou o presidente da LESNIT, Carlos Xororó.
A nova liga já tem ata de fundação e estatuto devidamente registrados em cartório e todas as 21 agremiações estão desfiliadas da associação anterior desde o dia 18 de abril.
São fundadoras da LESNIT as seguintes agremiações: Alegria da Zona Norte, Amigos da Ciclovia, Bafo do Tigre, Balanço do Fonseca, Bem Amado, Combinado do Amor, Experimenta da Ilha da Conceição, Garra de Ouro, Grilo da Fonte, Grupo dos 15, Magnólia Brasil, Mocidade Independente do Boaçu, Sabiá, Souza Soares, Tá Mole mas é Meu, União da Engenhoca, Unidos do Barro Vermelho, Unidos do Castro, Unidos do Maruí
Unidos da Região Oceânica e Unidos do Sacramento.
SERVIÇO:
Festa de apresentação da LESNIT
Local: Quadra do GRES Unidos da Região Oceânica
Endereço: Avenida Plínio G. de Matos Filho, 60 – Várzea das Moças, Niterói/RJ
Dia: 9 de julho de 2017
Hora: 13h
Entrada franca. Feijoada R$ 15
Mais informações: (21) 9.9283-6464 (Willian – Diretor de Eventos) ou (21) 9.6630-5871 (Ginho – 1º Secretário)