IMG 20170815 WA0004255B1255D Coleta gratuita de lixo eletrônico em São Gonçalo
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do Projeto E-Lixo Zero, irá realizar a primeira ação de coleta de resíduo eletrônico na cidade. O Eco-dia surge para marcar o “Dia D” de coleta e o primeiro local aonde os moradores poderão descartar seu resíduo eletrônico com responsabilidade será em Alcântara. 
No sábado, dia 26 de agosto, o projeto estará na Praça Doutor Luiz Palmier (Praça da Marisa), no Centro.
A iniciativa trabalha com o gerenciamento de resíduos eletrônicos, desde a coleta até a destinação final dos componentes, passando por análise dos materiais e possíveis consertos, e o que pode ser reaproveitado será destinado para ONGs, escolas e projetos parceiros do município.
É considerado lixo eletrônico, além de celulares, outros aparelhos como: CPU de computadores e todas as partes que o compõe (placa mãe, placa de vídeo, disco rígido/HD, cd room), cabos, carregadores, conectores, fios e fontes, além de mouse, teclados, motores CRT, monitores LCD, notebooks, pen drives, estabilizadores e no breaks. Também são lixos eletrônicos centrais telefônicas, baterias de celulares, modem e seus similares, aparelhos de DVD, fax, aparelho de som, vídeo-game, ar-condicionado, impressora, copiadora e máquina fotográfica.