Alunos2Bde2BEmpreendedorismo2Be2B2Bprofessora2BRenata2BBastos Foto2BMarcia2BCosta Pré-matrículas em escolas estaduais terminam no dia 4 de dezembro
A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro encerra, na próxima segunda-feira, dia 4 de dezembro, o período de pré-matrículas na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2018. O aluno deve se inscrever por meio do link na página da Seeduc no Facebook ou pelo site Matrícula Fácil e escolher a unidade de sua preferência. São mais de 1,2 mil unidades de ensino com pré-matrículas abertas em todo o estado. Desse número, na Região Metropolitana, 256 escolas estão localizadas na capital do Rio de Janeiro; 75 em São Gonçalo; 41 em Niterói; 15 em Itaboraí; nove em Maricá; sete em Rio Bonito; e duas em Tanguá. 
Na página de inscrição, o aluno encontrará informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para cada série ofertada; como e quando confirmar a matrícula na escola. O sistema informatizado é uma maneira democrática e prática para que estudantes de outras redes de ensino – municipal ou privada, por exemplo – tenham oportunidade de estudar em uma escola pública estadual.
No momento da inscrição, o estudante poderá escolher unidades de Ensino Médio Regular ou escolas que funcionam em tempo integral e ofertam Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, em que o estudante também faz um curso técnico; Ensino Médio Intercultural, que promove a proficiência de uma Língua Estrangeira; Ensino Médio Inovador, com propostas curriculares inovadoras nas escolas; Ensino Médio Profissionalizante em Empreendedorismo, além de unidades que ofertam Curso Normal (Formação de Professores) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 A lista com os nomes dos alocados será divulgada no dia 22 de dezembro, no site Matrícula Fácil. Após a publicação da listagem, os interessados terão de 3 a 8 de janeiro de 2018 para confirmar a matrícula na unidade em que foram selecionados.