Evento em comemoração ao Dia Nacional do Samba acontece na próxima segunda, dia 3/12 com a presença de vários artistas e personalidades
portaldoholanda 849002 imagem foto 1amazonas Câmara de Niterói fará homenagem a sambistas
O músico Mumuzinho será um dos
homenageados este ano (foto divulgação) 
Como já se tornou tradição, a Câmara de Vereadores de Niterói abre o seu plenário na próxima segunda-feira, dia 3/12, para comemorar o Dia Nacional do Samba. O evento que terá início às 16h vai reunir uma legião de músicos, compositores, artistas e dirigentes que fazem o carnaval e deixam acesa a chama do samba no eixo Niterói – Rio de Janeiro. A sessão especial é realizada desde a década de 90, na época pelo vereador Carlos Magaldi, que dá nome a uma das homenagens que serão oferecidas, além de ser o autor da lei que criou a Semana Municipal do Samba de Niterói.
O evento desse ano irá homenagear os sambistas com o Troféu Ismael Silva, niteroiense fundador da primeira escola de samba do Rio de Janeiro, a Deixa Falar e com o Diploma Vereador Carlos Magaldi, criado há dois anos, após a morte do ex-vereador. 
WhatsApp2BImage2B2018 11 292Bat2B16.43.162B252812529 Câmara de Niterói fará homenagem a sambistas
Jorginho do Império e Paulo Bagueira, presidente da Câmara
(foto divulgação/Sergio Gomes)
“A homenagem aos sambistas já virou uma tradição aqui na Câmara. É um evento importante, que teve início com o saudoso Magaldi,  porque procura reconhecer pessoas que fazem o carnaval de Niterói e do Rio de Janeiro e os sambistas moradores dos dois lados da Baía de Guanabara. É uma festa popular, aberta à população, como sempre deve ser”, explica o Presidente da Câmara, o vereador Paulo Bagueira, que irá presidir a sessão especial.
Esse ano, serão homenageados passistas como  Vivi e Yasmim, da Viradouro, a Porta-Bandeira, Selminha Sorriso e o percussionista Gabriel Policarpo, além do músico Mumuzinho e o jornalista Sidney Rezende, que mantém um portal na internet voltado para as escolas de samba não só do Grupo Especial como das escolas de acesso. 
Haverá, ainda, homenagens a sambistas da Cubango e da Estação Primeira de Mangueira, como os compositores campeões do samba-enredo de 2019 com o tema “História para ninar gente grande”, que homenageia também a ex-vereadora Marielle Franco.
Tagged: ,