Evento tem atividades abertas e gratuitas ao público

47058560 2079498262070574 4879007149457408000 n Seminário Cultura e Democracia acontece nesta quinta e sexta em Niterói

O “Seminário Cultura e Democracia“, promovido pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais e pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria municipal de Cultura/FAN, será realizado nesta quinta e sexta, dias 29 e 30 de novembro, sempre a partir das 9h, no Teatro Popular e no Caminho Niemeyer, respectivamente. Todas as atividades serão abertas ao público e gratuitas.

A cidade de Niterói (RJ), nos últimos anos, consolidou-se como uma das referências brasileiras na promoção do acesso à cultura. O Seminário será um momento de reflexão sobre os desafios e riscos enfrentados pelas políticas públicas culturais no país, a partir do novo ciclo que se inicia. Serão realizados debates, grupos de trabalho e também atividades de formação para os gestores, produtores culturais e artistas de Niterói e do Rio de Janeiro. 
Entre os convidados estão o ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira – hoje, Secretário Municipal de Cultura em Belo Horizonte (MG) e responsável pela expansão do projeto Cultura Viva e dos Pontos de Cultura por todo o país –, a Deputada Federal, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), a Professora Ivana Bentes – da escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o artista Marcelo das Histórias e o Diretor Teatral, Marcus Galinã. Também participarão parlamentares, representantes de movimentos e coletivos culturais.
O objetivo é envolver temas como o legado das últimas décadas para as políticas de Cultura, a defesa da liberdade de expressão e a luta contra a censura na atual conjuntura, além de destacar a importância dos marcos institucionais e legais do setor, conselhos, conferências e os mecanismos de participação popular. O seminário também mobilizará ativamente os agentes da cultura local. Durante o evento, haverá a posse do Conselho Municipal de Políticas Culturais, que têm o desafio de estabelecer uma agenda em torno das artes e da cultura de Niterói no próximo período.

O Seminário será realizado pela Superintendência de Financiamento à Cultura (SIMFIC) da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Conselho Municipal de Políticas Culturais


Conheça a programação completa


29 de novembro 2018 (quinta-feira)

9h às 22h – Credenciamento dos participantes.
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer.

10h às 13h – Debate
Tema: Políticas culturais no Brasil: histórico e perspectivas.

Convidados(as): Leonardo Guelman (professor e superintendente do Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense-UFF), Ivana Bentes (diretora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ), Pedro Karp Vasquez (fotógrafo, pesquisador, crítico e curador), Ericka Gavinho (advogada e especialista em legislação cultural). 
Mediação: Victor de Wolf 
Local: Palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer.

14h às 17h – Debate
Tema: Os impactos e as consequências das políticas culturais para sociedade civil.

Convidados(as): Pablo Capilé (Fora do Eixo / Mídia Ninja), Marcus Galiña (Movimento Reage, Artista!) Marjorie Botelho (Ponto de Cultura Rural), Dani Francisco (Goméia Galpão Criativo), José Renato Gomes da Costa (Ponto de Cultura Quilombo do Grotão), Leonardo Simões (diretor, produtor, crítico de teatro e ex-presidente do Conselho de Política Cultural de Niterói) Marcelo das Histórias (ator, educador popular e contador de histórias) e Camila Ribeiro (Coordenadora geral do Cuca da UNE)
Mediação: Prof. Flávia Lages (UFF)

Local: Palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer.

18h às 20h – Ato de posse do Conselho Municipal de Política Cultural.
Convidados(as): Rodrigo Neves (prefeito de Niterói) Marcos Gomes (secretário de Cultura de Niterói) André Diniz (presidente da Fundação de Arte de Niterói-FAN), Victor De Wolf Victor De Wolf (superintendente do Sistema de Financiamento à Cultura da Fundação de Arte de Niterói-FAN), Vitor Vogel (presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Niterói), Leonardo Giordano (presidente da comissão de Cultura e Patrimônio da Câmara dos Vereadores de NIterói), Chico D’Angelo (deputado federal PDT e ex-presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados), Jandira Feghali (deputada federal PCdoB e ex-presidenta da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados), Conselheiros(as) Municipais de Política Cultural de Niterói.
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer.

20h às 22h – Conferência.
Tema: Cultura e democracia.
Convidado: Juca Ferreira (Sociólogo, secretário de Cultura de Belo Horizonte e ex-ministro da Cultura do Brasil) 
Mediação: Alexandre Santini 
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer.

22h – Atividade Cultural (Maquinho ON) – Foyer Superior 

30 de novembro 2018 (sexta-feira)

9h às 18h – Credenciamento dos participantes.
Local: Cúpula do Caminho Niemeyer.


10h às 12h – Debate
Tema: Sistema de Fomento e Incentivo à Cultura em Niterói: balanço e perspectivas. Apresentação de experiências de iniciativas fomentadas pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Niterói. 
Convidados: Victor De Wolf (superintendente do Sistema de Financiamento à Cultura da Fundação de Arte de Niterói-FAN) 
Mediador: Daniel Ruiz (produtor cultural e servidor da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ)

Local: Cúpula do Caminho Niemeyer.

14h às 16h – Conferência.
Tema: Balanço e revisão das metas do Plano Nacional de Cultura-PNC – 2010/2020

Convidados: João Pontes (sociólogo e assessor da secretaria de Cultura de Belo Horizonte) e Leonardo Giordano (presidente da comissão de Cultura e Patrimônio da Câmara dos Vereadores de Niterói)
Local: Cúpula do Caminho Niemeyer.

16h às 18h – Encontros setoriais do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Niterói.

Setoriais de Artes Visuais, Audiovisual, Livros e Leitura e Comunicação Comunitária
Tema: Paisagens possíveis: imagens literárias e visuais das cidades
Convidados: Toninho Machado (Sociedade Fluminense de Fotografia) e Marcello Almo (idealizador do Coletivo Niterói Fotográfico).
Mediação: Vitor Vogel, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Niterói 
Local: Cúpula do Caminho Niemeyer.

Setoriais de Dança, Teatro e Circo e Equipamentos Privados
Tema: Novas possibilidades em cena: coletivos, formações continuadas e trajetórias niteroienses
Convidados: Maninha (Crítica de Teatro) , Andréa Terra (Coletivo Bichos de Teatro), Fabrizzio Sassi (Scuola di Cultura) e Gregory Combat (Diretor do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno)
Mediação:Marcelo Mattos (Presidente da ATACEN) 
Local: Cúpula do Caminho Niemeyer.

Setorial de Cadeia Criativa, Produção Cultural, Moda e Mercado Cultural, e Artesanato e Economia Solidária
Tema: Cultura da moda e artesania local
Convidados: Evelyn Bonorino (Professora do curso de Moda – Universo), Júlio Honaiser (Editor de moda da revista O Fluminense), 
Lina Maria Flores de Melo (Instrutora de artesanato e artes do Sesc/SENAC) e Angélica Hullen (Coordenadora de Economia Solidária da PMN). 
Mediação: Marcos Rodrigo (Banco Preventório) 
Local: Cúpula do Caminho Niemeyer

Setoriais de Movimentos Sociais, Música e Cultura e Arte Urbana 
Tema: Novas poéticas, rimas e espaços – As rodas culturais
Convidados: Marcelo Eco (grafiteiro), MC Marechal (Rapper) e Mel Gomes (Nação Hip Hop)
Mediador: Mário Seixas (músico). 
Local: Caminho Niemeyer.

Setoriais Cultura e Religiões afrobrasileiras, Carnaval e Festas Populares e Patrimônio Material e Imaterial
Tema: As diversidades existenciais do Povo Brasileiro e suas expressões coletivas. 
Convidados: Felipe Carvalho (Presidente do Grupo Diversidade NIterói) e Mãe Simone de Iemanjá (Mãe de Santo e Professora)
Mediação: Renato Almada (ex-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Niterói e Conselheiro pela Câmara Setorial de Carnaval e Festas Populares 
Local: Caminho Niemeyer

10h às 18h – Posto de atendimento da Superintendência Cultural da Fundação de Arte de Niterói-FAN aos Projetos contemplados na Lei de Incentivo a Cultura de Niterói.
Temas: Legislação, captação de recursos e estratégias de difusão do projeto, mensuração de resultados, elaboração de relatórios e prestação de contas.
Local: Cúpula do Caminho Niemeyer.