Dia2BNacional2Bdo2BSamba2Bna2BC25C325A2mara2BFoto2BSergio2BGomes2B2B03 12 20182B252847225292BMUMUZINHO Câmara de Niterói tem dia de homenagens a personalidades do mundo do Samba
Mumuzinho foi um dos grandes homenageados. Na foto, ao lado
de Paulo Bagueira, presidente da Câmara de Niterói, e Raissa
Machado, rainha de bateria da Unidos do Viradouro
(fotos divulgação/CMN – Sergio Gomes)
A última segunda-feira, dia 3 de dezembro, foi dedicada a reverenciar o ritmo que encanta os quatro cantos do mundo e faz o peito bater mais forte: o samba. A Semana Municipal do Samba começou em Niterói com entrega de diplomas e troféus a personalidades da música e do carnaval e, como não poderia ser diferente: samba na cabeça, no pé, nas mãos e no coração.  
Mumuzinho, afilhado da apresentadora Regina Casé, foi a grande estrela da noite. Brilhou ao lado de jornalistas especializados em carnaval, passistas, ritmistas, compositores e diretores de diversas agremiações. Mestre Ciça, da Viradouro, recebeu homenagem da bateria que comanda na Marquês de Sapucaí, e Selminha Sorriso, porta-bandeira da Beija Flor, distribuiu alegria. Os homenageados receberam o Diploma Personalidade do Samba e o Troféu Vereador Carlos Magaldi.
Abrindo a sessão especial o presidente da Casa, vereador Paulo Bagueira, lembrou o colega Carlos Magaldi e a luta que travaram para retomar os desfiles das escolas de samba em Niterói.
No início dos anos 90 os desfiles deixaram de acontecer. Junto com Magaldi, fomos ao então prefeito Godofredo Pinto e mostramos a importância dos desfiles para a cultura popular e o convencemos a apoiar o carnaval. Não voltamos mais à Avenida Amaral Peixoto, mas conseguimos realizar a festa na Rua da Conceição. Desde então o evento só se agiganta e lutamos por seu retorno à avenida principal. A atual gestão tem sido parceira e seguimos em frente”,  ressalta Bagueira.
Dia2BNacional2Bdo2BSamba2Bna2BC25C325A2mara2BFoto2BSergio2BGomes2B2B03 12 20182B25284492529PEG Câmara de Niterói tem dia de homenagens a personalidades do mundo do Samba
Mangueira marcou presença na homenagem
Márcio da Costa Batista, o Mumuzinho, encantou a todos com sua simplicidade, humildade e talento. Mumuzinho imitou a cantora Alcione, cantou uma música de sua autoria e deu uma pequena mostra de seus sucessos. Emocionado, agradeceu pela lembrança de seu nome.
“Quando a Regina Casé, minha madrinha e incentivadora, me convidou para participar do “Esquenta”, da TV Globo, as pessoas diziam que eu iria lá prá servir água. Eu disse que ia pegar aquela água e transformar em vinho, foi o que fiz. Prometi à minha família que o samba ia mudar nossas vidas. Agradeço ao samba tudo o que tenho” disse ele.
O jornalista Sidney Rezende fez um apelo para que a nova geração do samba e do carnaval assumam seu lugar e disse que o “negro precisa resgatar sua importância e sua primazia na organização da festa mais popular do Brasil”. Rezende mantem em seu blog de notícias um espaço dedicado ao carnaval.
Dia2BNacional2Bdo2BSamba2Bna2BC25C325A2mara2BFoto2BSergio2BGomes2B2B03 12 20182B25284522529SELMINHA2BSORRISO Câmara de Niterói tem dia de homenagens a personalidades do mundo do Samba
Formaram a mesa principal, além do presidente Bagueira, os vereadores João Gustavo, Paulo Eduardo Gomes e o suplente de vereador, Anderson Pipico; ao lado do jornalista Mario Dias, diretor do JORNAL CASA DA GENTE; o filho e a viúva do vereador Carlos Magaldi, respectivamente, Leandro e Marisa Magaldi; a rainha da bateria da Viradouro, Raissa Machado;  o presidente da Acadêmicos do Tuiuti, Renato Thor e os dirigentes da Liga e da Associação das escolas de samba e blocos de Niterói, Carlos Xororó e Luciano Deodato de Almeida.
Leandro Magaldi lembrou os primeiros anos da Semana do Samba quando, junto com o pai, buscava nas comunidades os sambistas de raiz e traziam à Câmara para serem homenageados. O vereador Magaldi morreu tragicamente em 2015 durante uma tentativa de assalto. Ele é autor da Lei Municipal 807, de 14 de março de 1990, criando a Semana Municipal do Samba.
Dia2BNacional2Bdo2BSamba2Bna2BC25C325A2mara2BFoto2BSergio2BGomes2B2B03 12 20182B252846625292BSIDNEY2BREZENDE Câmara de Niterói tem dia de homenagens a personalidades do mundo do Samba
Paulo Bagueira, presidente da Câmara, e o jornalista
Sidney Rezende 
Conforme o parágrafo único da lei, a Semana do Samba destina-se a incentivar e homenagear os sambistas, bem como promover a integração de pessoas interessadas na preservação e evolução do samba. Originalmente, entre as solenidades alusivas à Semana, devem estar incluídas obrigatoriamente cursos de música popular brasileira; exposição de fotografias, quadros, fantasias ou quaisquer bens que possam integrar, pela sua natureza, acervo do samba.
A Lei proposta pelo vereador também prevê a realização de simpósio de sambistas e interessados na cultura afro-brasileira, para o fim de discutir e deliberar acerca de questões pertinentes ao samba; homenagens a sambistas que tenham se destacado no mundo do samba; e concurso de samba para seleção das três melhores músicas inscritas e do qual poderá participar qualquer compositor, desde que vinculado a entidades carnavalescas filiadas à Associação das Escolas de Samba e Blocos Carnavalesco de Niterói e São Gonçalo.

Confira a lista completa dos homenageados:

            Com o Troféu Carlos Magaldi
Deivid Domênico
Demétrius de Oliveira
Márcio Batista (Mumuzinho)
Mestre Ciça
Renatho Thor
Selminha Sorriso
Sidney Rezende
            Com o Diploma Personalidade do Samba
            Altamiro Filho
Cadu Pacheco
Carlos Xororó
Claudinho Melodia
Danilo Firmino
Gabriel Policarpo
Gustavo Barros da Silva (Birriquinha)
            Iasmim da Luz
            João Carvalho
Leandro Vieira
Luciano de Almeida
Márcio Bola
Márcio de Deus
Marcos Antônio da Silva (Monobô)
            Maria Olímpia
Marluci Azevedo
Micelly Boechat
Milton Gaúcho
Pedro Alves
Pedro Lira
Renato Badeco
Robson Ramos
Ronie Oliveira
Ruam Pontes
            Silvio Moreira
Tomaz Miranda
Viviane de Assis (Vivi Musa)