IMG 20190411 WA0010 Cine Icaraí vai se transformar em Centro Cultural
Autoridades fizeram anúncio nesta quinta-feira, dia 11 de abril
(fotos e vídeos: Veronica M. de Oliveira/Jornal Casa da Gente)

Parceria entre Prefeitura e UFF foi anunciada na noite desta quinta-feira


O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, anunciaram nesta quinta-feira (11), que vão assinar um acordo para cessão do prédio do antigo Cinema Icaraí para o Município. A Prefeitura pretende construir no local um centro cultural, mantendo as características do prédio. Em troca, a Prefeitura se comprometerá a realizar obras necessárias no prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS).
A previsão é de que, após a assinatura do acordo, a ordem de serviço para as obras nos dois locais seja dada até o final do segundo semestre deste ano. O investimento será de R$ 35 milhões. Dentre outras atividades, a Prefeitura já anunciou que o Centro Cultural também abrigará a sede da Orquestra Sinfônica da UFF, uma antiga reivindicação de músicos, professores e profissionais ligados ao meio cultural.
O chefe do Executivo reiterou que a Universidade e o Poder Executivo estão estudando a ampliação de futuras parcerias e acordos de cooperação técnica e destacou a importância da UFF para a cidade.



“O cinema faz parte da história de Niterói. Essa parceria terá um retorno social e econômico, além do bem-estar para a cidade. Niterói é uma cidade que investe em projetos na área de audiovisual e teve nomes como Nelson Pereira dos Santos nos quadros da faculdade de cinema da UFF”, afirmou Rodrigo Neves.
O reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega destacou que essa é uma parceria histórica, que será importante não só para a comunidade acadêmica, mas para a cidade como um todo diante da importância que a Universidade tem para Niterói.
“Temos o compromisso de formar cidadãos e essa parceria vai de encontro aos anseios da população. A cidade e a UFF avançarão cada vez mais e marca uma nota etapa dessa troca”, disse, lembrando que as parcerias já firmadas nas áreas de educação, saúde e segurança. 
Também participaram do evento o presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal, vereador Leonardo Giordano , e o deputado estadual Waldeck Carneiro. Confira a cobertura (em vídeo) completa no you tube do Jornal Casa da Gente.


Tagged: , , ,