IMG 5076 Jornada do Corte: Educação Federal tem última audiência na próxima quinta
Jornada do Corte Federal
(fotos Paulo Soares)

A terceira e última audiência da Jornada do Corte Federal acontece nesta quinta, dia 13 de junho, na UFRJ, às 9h30 da manhã, no Auditório Pedro Calmon – Praia Vermelha. O objetivo da Jornada do Corte Federal é mensurar o impacto que o contingenciamento de verbas na Educação irá causar na economia do estado e apontar soluções para evitar o agravamento da crise financeira. 

A segunda audiência da Jornada do Corte Federal, aconteceu na quinta-feira, dia 6, na UFF, em Niterói, onde representantes de prefeituras do Estado do Rio e de instituições federais de ensino foram ouvidos. Gestores públicos temem que o contingenciamento do governo federal gere um “efeito cascata” que irá fechar empresas prestadoras de serviços, comércios do entorno dos campi e, consequentemente, paralisará as unidades de ensino. 
Representantes das cidades de Quissamã e Campos, no Norte Fluminense, reforçaram que o enfraquecimento das entidades federais serão prejudiciais para a economia e desenvolvimento dos municípios. Todos os diretores lembraram que as unidades já estavam sem recursos desde o ano passado e que o contingenciamento anunciado este ano inviabiliza o funcionamento dos campi a partir de agosto. 
IMG 6178 Jornada do Corte: Educação Federal tem última audiência na próxima quinta
O deputado estadual Renan Ferreirinha preside a Comissão de
Economia, Indústria e Comércio na Alerj

A Jornada do Corte Federal é organizada pela Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Alerj, presidida pelo deputado estadual Renan Ferreirinha. Além dele, o deputado estadual Waldeck Carneiro, vice-presidente da comissão, esteve na audiência na UFF. 

“A situação é crítica. Após essa audiência, estou ainda mais convencido de que o contingenciamento será muito danoso para a economia do estado do Rio de Janeiro. O governo federal está asfixiando a Educação. E asfixiar a Educação é matar o nosso futuro”, afirmou Ferreirinha.

Tagged: , , ,