respirar Como controlar as emoções através da respiração
No Japão ensina-se às crianças um método simples para
controlar a raiva: nã
o faça nada a respeito. Apenas respire fundo
algumas vezes. Experimente e verá 
que não consegue ficar com raiva. Por quê? Por
duas razõ
es: você começa a respirar fundo, e
a raiva exige um determinado ritmo respiratório. Sem esse ritmo, fica impossí
vel.
Se estiver respirando fundo conscientemente, a raiva não
pode se expressar. Ela precisa de uma respiração diferente. Quando você fica irritado e começa a respirar fundo, sua mente desvia a atenção do
sentimento para se concentrar na respiração O corpo não fica favorável para sentir raiva ou
ansiedade, e a mente passa a se concentrar em outra coisa. Por isso os
japoneses são as pessoas mais controladas do planeta  eles
treinam deste a infâ
ncia”, explica a fonoaudióloga e coach Patricia Antoniazi.
O treino do padrão
respirató
rio não favorece somente os processos fisiológicos de resistência, de fala e voz, mas também os
processos psicológicos, vemos que estes processos são uma coisa só
, e você pode
partir de qualquer um dos pólos para afetar e mudar o outro.
O treino respiratório
melhora desempenho de atletas, cantores, jornalistas, atores e todos aqueles
que desejam melhorar a resistê
ncia física e mental.
DICAS PARA RESPIRAR MELHOR
1. Use o diafragma
Muito importante nas
dicas para respirar melhor. A respiração
correta faz com que a sua barriga se mova – não o peito. Isso acontece porque o
diafragma desce at
éo abdômen, fazendo com que a barriga se movimente.
Para verificar, coloque a mã
o na barriga e respire profundamente. Faça isso até que note que a sua barriga está mexendo no ritmo da respiração.
2. Respire calmamente
Automaticamente,
quando você 
está estressada a sua respiração fica
mais r
ápida. Essa atitude faz com que o estresse seja descarregado no organismo de forma
mais pesada. Nos momentos 
do nervosismo, acalme-se e mentalize no quanto uma respiração tranquila pode ajudar você a se recuperar. O ritmo deve ser suave
e ritmado.
3. Expire devagar
A forma correta de respirar envolve um tempo para inspirar e dois
para expirar. Nas horas de estresse, as expirações se tornam mais curtas, o que
pode alterar a frequ
ência cardíaca. Uma das dicas para respirar melhor é tentar aumentar o tempo de sua expiraçãem até 2 segundos.
4. Preste atenção na respiração
Se você acha
que vai “explodir” de raiva,
 conte até dez e preste atenção em suarespiração.
Essa atitude ir
á tirar a sua atenção do motivo do estresse e deixará vocêmenos irritada.
5. Relaxe os músculos
Durante os períodos de nervosismo, os músculos superiores podem ficar contraídos. Isso faz com que o ar tenha
dificuldades para passar. Nesses momentos, concentre-se em
 relaxar todo o seu corpo. Se necessário, deite-se em um ambiente tranquilo e
medite.