O ano de 2020 está sendo atípico em vários sentidos.  Em março, com a declaração da Organização Mundial de Saúde de que o mundo estaria mergulhado na pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), a notícia impactou vários segmentos da economia. Além disso, o Brasil vive neste momento uma redução histórica dos juros da taxa Selic, que está fixada em 2%, menor patamar de uma série histórica.Essa medida tem tornado o mercado de capitais atraente ao pequeno investidor e agressivo para o grande investidor.

Deixando de lado o economês, o momento tem sido favorável àqueles que têm dinheiro em caixa, seja pessoa física ou jurídica, e que desejam aumentar os seus ganhos. Nesse sentido, existem operações financeiras para os mais variados tipos de investidores. Os Títulos do Tesouro Direto, por exemplo, são considerados pelos especialistas um dos mais seguros que existe no mercado. Afora esses, os investidores também têm optado pelo CDB, LCI e LCA, que são três investimentos de renda fixa. As siglas significam, respectivamente, Certificado de Depósito Bancário, Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio. 

escritorio XP Juros baixos atraem novos investidores
All Investimentos em Icaraí – Foto divulgação

De acordo com Luzimar Abreu, da All Investimentos, escritório que abriu suas portas no bairro de Icaraí, em meados deste ano, existem os mais variados tipos de investimento, o que muda é o perfil de investidor. Os fundos de renda fixa, por exemplo, não são mais tão atraentes devido aos juros baixos. O interessante àqueles que desejam maior liquidez é buscar uma carteira diversificada, investindo tanto em renda fixa quanto em renda variável.

A expectativa é que esses juros baixos perdurem até outubro de 2021, quando os economistas preveem que se inicie um processo de alta, com a taxa chegando ao patamar de 2,5% ao ano.Para Luzimar Abreu, que há 27 anos atua no mercado financeiro, “nesse momento é muito importante contar com a ajuda de um profissional que vai lhe orientar na melhor forma de diversificar sua carteira de forma que ela fique totalmente enquadrada em seu perfil”.